FGV — Auditor de Controle Externo - Contas Públicas — Contas públicas — 2025

Enunciado

Em 01/04/2021, uma sociedade empresária adquiriu computadores, para serem utilizados em suas atividades, no valor de R$ 18.000,00. A vida útil foi estimada em 5 anos, não foi considerado valor residual e os ativos são depreciados de acordo com o método da linha reta. Em 01/07/2023, a sociedade empresária resolveu colocar os computadores à venda. Os critérios estabelecidos pela NBC TG 31 (R4) – Ativo não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada foram cumpridos, de forma que os computadores passaram a ser classificados, no Balanço Patrimonial, como Ativo não Circulante Mantido para Venda. Na data, o valor justo, menos as despesas de venda, era de R$ 10.000,00. Em 01/05/2024, os computadores ainda não haviam sido vendidos, e a sociedade empresária resolveu voltar a utilizá-los em sua atividade fim. Na data, o montante recuperável dos computadores era de R$ 6.700,00. Assinale a opção que indica o valor contábil dos computadores em 01/05/2024, reconhecido no ativo imobilizado.

Alternativas

  1. A)

    R$ 6.700,00.

  2. B)

    R$ 6.900,00.

  3. C)

    R$ 6.970,00.

  4. D)

    R$ 9.900,00.

  5. E)

    R$ 10.000,00.

Gabarito e comentário

Resposta correta: A

Gabarito definitivo da FGV: alternativa A. A depreciação de computador começa quando está disponível para uso, considerando custo, vida útil e valor residual. Para uma data intermediária, calcule somente os meses transcorridos.

Questões relacionadas