Enunciado
Considere a seguinte cronologia para determinar a data em que a entidade Vendedora deve reconhecer a receita de venda em seu sistema de contabilidade patrimonial, em conformidade com o regime de competência de exercício: Em 21/Janeiro/20X0 a entidade Vendedora firmou contrato com a entidade Compradora mediante o qual se compromete fabricar um bem conforme as especificações da Compradora e vendê-lo a essa entidade por $500.000. Em 05/Fevereiro/20X0 a entidade Vendedora concluiu o processo de fabricação do bem objeto do contrato em tela. Nessa data a administração da Vendedora conhece os custos incorridos na fabricação do bem em questão e consegue estimar os custos a serem eventualmente incorridos com a garantia. Em 31/Março/20X0 a entidade Vendedora transferiu os riscos e benefícios relativos ao bem em questão à Compradora, deixou de ter envolvimento continuado com tal bem e tem expectativa de receber o valor negociado. Em 12/Abril/20X0 a entidade Compradora pagou à Vendedora o preço do bem conforme negociado em 21/Janeiro/20X0. Em 02/Outubro/20X0 expirou o prazo de vigência da garantia do bem, sem que qualquer defeito tenha sido notificado pela Compradora à Vendedora. De acordo com a cronologia apresentada, essa data é:
Alternativas
- A)
21/Janeiro/20X0;
- B)
05/Fevereiro/20X0;
- C)
31/Março/20X0;
- D)
12/Abril/20X0;
- E)
02/Outubro/20X0.
Gabarito e comentário
Resposta correta: C
Receita de venda de bem é reconhecida quando riscos e benefícios relevantes passam ao comprador e os requisitos do regime de competência são atendidos. No caso, isso ocorre em 31 de março. Portanto, a alternativa C é: 31/Março/20X0.